top of page
Buscar
Foto do escritorGabriel Monteiro

Novas criações com as obras de Lobato

A partir de 1 de janeiro de 2019 obras como Sítio do Picapau Amarelo e personagens como Jeca Tatu, entrarão em domínio público. Isso porque em 2018 marcou-se 70 anos do falecimento de seu criador, Monteiro Lobato. O domínio público possibilitará que as obras originais (desde livros infantis aos materiais para adultos do começo de carreira) sejam transformadas por qualquer pessoa, sem necessitar pagar nada, em novas obras, desenhos, peças de teatro, musicais, etc.


O escritor nasceu em Taubaté em 1882, era editor, escritor, ativista e formado em direito e produziu sua primeira obra em 1920 chamada "A menina do narizinho arrebitado", de onde posteriormente surgiu o Sítio do Picapau Amarelo. Já último trabalho teve "Cartas de Amor" lançado em 1948. Lobato escreveu mais de 68 textos e livros, falecendo em 1948 aos 66 anos.





Com suas obras em domínio público são abertas diversas possibilidades para seus trabalhos:




Possível interpretação do sítio: nova Emília, Narizinho de cabelos enrolados e pele escura, saci deixa de ser negro; perdendo esse pensamento popular de personagens negros como monstruosidades.




"Conheceis, por ventura, o Jeca Tatu, dos Urupês, do Monteiro Lobato, o admirável escritor paulista? Tivestes, algum dia, ocasião de ver surgir, debaixo desse pincel de uma arte rara, na sua rudeza, aquele tipo de uma raça, que, "entre as formaduras da nossa nacionalidade", se perpetua, "a vegetar, de cócoras, incapaz de evolução e impenetrável ao progresso"?!
—Rui Barbosa

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page